Infelizmente a sexualidade feminina ainda é um tabu. Por isso o conhecimento das mulheres sobre a vagina ainda precisa ser divulgado. Para a mulher, conhecer seu próprio corpo é uma etapa importante para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Ou seja, não traz benefícios apenas na hora “H”. Traz benefícios também para a valorização da mulher e sua autoestima. Então conheça 9 fatos sobre a vagina.
1 – A vagina não é o órgão que você vê
A região externa da vagina se chama vulva. A vagina está depois dos grandes lábios. Se você os afastar um do outro vai conseguir ver a entrada da vagina que é um canal interno.
2 – É impossível perder algo dentro da vagina
A vagina tem o fundo fechado como um corpo. A abertura do corpo é como sua entrada e o fundo é sua parte final. O fundo da vagina é conectado ao colo do útero que é fechado, portanto é impossível “perder” algo dentro da vagina, como um O.B por exemplo.
3 – A vagina é elástica
O tamanho aproximado da vagina é 8 centímetros, mas ela pode dobrar de tamanho se for excitada e durante uma relação sexual. A vagina pode esticar tanto em diâmetro como em comprimento. Isso é favorável para uma relação sexual ou o parto de um bebê.
4 – A cor da vagina não tem padrão
Nem a vulva nem a vagina tem uma coloração padrão. Ela também pode mudar ao longo da vida da mulher. Por exemplo, a vagina fica mais esbranquiçada na menopausa e com tonalidade mais roxa na gravidez. Portanto, não fique preocupada com a cor de sua vagina.
5 – A vagina não alarga após o sexo ou parto
A vagina pode se expandir e depois voltar ao tamanho normal. Ela é um tubo muscular flexível. A vagina não fica “larga” depois de uma relação sexual nem depois de muitas.
6 – A vagina possui milhões de bactérias
A vagina possui uma flora com microrganismos que incluem bactérias e fungos. Eles são essenciais para a saúde dos órgãos reprodutivos femininos porque protegem contra bactérias que causam doenças.
7 – A vagina tem cheiro próprio
O principal grupo na vagina são os lactobacilos. Tais bactérias produzem o ácido lático que dá o odor suave da vagina saudável. Cremes e produtos que alteram o cheiro natural podem provocar alergias e desequilíbrios na vagina.
8 – A vagina é autolimpante
A vagina se limpa sozinha com sua própria secreção natural. É uma secreção clara ou esbranquiçada que às vezes fica na calcinha. Por isso, usar ducha para limpar a vagina pode destruir a flora vaginal natural, aumentando a chance de corrimentos anormais.
9 – O cheiro e o gosto da vagina se alteram
O odor clássico da vagina é influenciado pelo seu pH ácido. Isso pode variar durante o período menstrual. Com a proximidade do período menstrual a vagina pode ficar com cheiro e gosto metálico. O cheiro pode ficar mais acentuado por conta das mudanças hormonais.
Gostou desse conteúdo? Veja mais: