Você já ouviu falar de frigidez feminina? Sabia que o nome correto é “impotência feminina” ou “transtorno da excitação feminina”? Pois é, mulher também tem impotência sexual! A partir de hoje não diga mais “frigidez”.
E essa suposta “frigidez” não tem nada a ver com dar aquela desculpa de dor de cabeça para não transar. É uma doença que exige diagnóstico e tratamento.
A impotência sexual feminina acontece quando a mulher não se excita mais, mesmo com estímulos corretos do parceiro. Antes funcionava, agora não funciona mais.
As causas são inúmeras. A impotência feminina pode ter origem em fatores físicos e também psicológicos. Por isso a importância de um profissional para entender qual é a causa e orientar o tratamento correto.
Quais são as possíveis causas da impotência sexual feminina?
Também chamado de transtorno da excitação feminina, o problema pode derivar do uso de certos medicamentos. Conheça as principais causas:
- Infecção urinária ou genital;
- Endometriose;
- Excesso de álcool;
- Abuso de drogas;
- Conflitos com o parceiro;
- Uso de alguns medicamentos como anticoncepcionais, antidepressivos ou diuréticos;
- Transtornos neurológicos;
- Baixa autoestima;
- Doenças cardíacas;
- Transtornos alimentares;
- Depressão;
- Estresse;
- Diabetes.
Mulheres que estão na menopausa ou que tiveram ovários removidos também podem passar pelo transtorno da excitação feminina por causa da modificação de produção de hormônios em seu corpo.
Como é feito o diagnóstico do transtorno da excitação feminina?
O diagnóstico e tratamentos são feitos por um ginecologista. Primeiramente são solicitados exames para identificar uma causa física.
Se a causa não for física e a saúde da mulher estiver ótima, a causa é emocional e precisa ser tratada por um psicólogo quando for, por exemplo, estresse ou abuso de substâncias.
Se você e seu parceiro suspeitam que você não está mais sentindo prazer na hora dos estímulos ou não quer mais fazer sexo, procure ajuda médica. Você não precisa passar por isso sozinha, é uma doença com tratamento.
Como melhorar a excitação feminina?
Existem algumas soluções que você e seu parceiro podem tentar a fim de melhorar o desejo sexual feminino.
1 – Alimentos afrodisíacos
Alguns alimentos possuem nutrientes com propriedades estimulantes. Eles aumentam a produção dos hormônios sexuais e aumentam a libido, como:
- Alecrim
Essa erva estimula e revigora. É utilizada para combater a impotência sexual feminina.
- Castanhas, nozes e amêndoas
Elas aumentam a lubrificação vaginal.
- Canela
A canela estimula a circulação sanguínea e aumenta o desejo.
- Mel
O mel estimula a produção de hormônios sexuais e aumenta o desejo.
- Gengibre
O gengibre aumenta o fluxo de sangue para os órgãos genitais, aumentando o desejo.
- Pimenta
A pimenta melhora a circulação, acelera os batimentos cardíacos e aumenta a temperatura corporal.
2 – Uso de lubrificantes
Lubrificantes à base de água ajudam a manter a região íntima úmida e escorregadia. Isso facilita a penetração e o prazer durante o sexo.
3 – Ajuda de uma terapeuta sexual
Uma especialista em sexo pode ensinar a mulher a superar pequenos conflitos entre o casal. Ou também pode aconselhar soluções práticas para fazer na cama e aumentar o desejo sexual feminino. Uma terapeuta sexual pode ajudar principalmente se a causa da sua falta de excitação sexual for emocional.
Por isso, não deixe de entrar em contato comigo caso você precise de ajuda. Nossas conversas são sigilosas, não se preocupe.
Vamos juntas?
Uma resposta