A idade dos 40 anos para uma mulher é cheia de transformações. No período ocorrem alterações metabólicas, hormonais e clínicas que necessitam de cuidados para manter sua qualidade de vida.
Se você não sabe como se cuidar depois dos 40 anos, este artigo é para você! Confira quais são os principais cuidados que a mulher deve ter depois dos 40 anos.
Com o passar da idade dos 40 anos, a forma física ganha mais peso. A forma que o organismo queima as calorias é mais devagar. Isso ocorre porque a necessidade de produzir energia para o corpo é menor. As gorduras são fontes de energia para o organismo.
Além disso, o período da menopausa com suas alterações hormonais também reduz o metabolismo. Por isso, com mais de 40 anos é mais fácil acumular gordura pelo corpo.
A solução para manter a saúde em dia é realizar exercícios físicos compatíveis com suas limitações.
2. Cuidados com a alimentação
Depois dos 40 anos você não absorve nutrientes como anteriormente. Por isso, é necessário um cuidado a mais com a alimentação. Se o cuidado não for adotado, será mais fácil desenvolver doenças pela carência nutricional.
A solução é ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas. Você também deve optar por alimentos ricos em cálcio, vitamina B e nutrientes de forma equilibrada.
Caso você não saiba como se alimentar depois dos 40 anos, procure um nutricionista.
3. Cuidados com o corpo
Como já foi dito no primeiro tópico, realizar exercícios físicos impedirão seu corpo de acumular mais gordura. Mas os exercícios trazem outros benefícios.
Depois dos 40 anos de idade, a musculatura também fica mais frágil. Para manter a musculatura funcional é necessário estimulá-la com exercícios físicos regulares.
Os benefícios vão além: você vai ficar em uma boa forma física, estimular a musculatura, aumentar a massa óssea, diminuir a pressão arterial e reduzir o estresse.
Ou seja, é imprescindível realizar exercícios físicos depois dos 40 anos. No entanto, não se auto cobre demais. Nessa idade é vantajoso realizar exercícios físicos que você suporta e por períodos adequados.
Não adianta exagerar nos exercícios físicos e trazer problemas de saúde para você por ir além dos seus limites. Se for necessário, busque ajuda de um profissional.
4. Cuidados com a saúde emocional
Por conta das alterações hormonais que ocorrem depois dos 40 anos, é necessário cuidar da saúde emocional também. As oscilações de humor podem até desencadear problemas como depressão.
As soluções para as oscilações de humor são se dedicar ao que você gosta, sair da rotina e buscar válvulas de escape. Ou seja, é realizar atividades prazerosas para manter seu estado emocional positivo.
Caso você se sinta muito afetada, vale a pena buscar ajuda médica.
A vida depois dos 40 anos muda muitas coisas em seu corpo e sua mente, mas não significa que sua qualidade de vida precisa ser afetada.