AMIGA, VAMOS FALAR DE AUTOESTIMA?
Primeiro, vamos definir o que é autoestima?
Autoestima é o valor que você atribui para você mesma. É a capacidade que você tem de se auto amar.
Para ter alto estima alta você precisa de:
- Autoconhecimento: Isso quer dizer ter consciência de suas experiências e da sua personalidade, seus defeitos e qualidades;
- Autoconfiança: É acreditar em seus pensamentos e suas decisões;
- Auto aceitação: É acolher seus erros e acertos perante a vida.
A construção de uma autoestima elevada é um processo. Esses três elementos em harmonia têm como consequência uma autoestima elevada.
Então, o que você pode aprender com isso? Como é possível ter uma relação saudável consigo mesma?
Você pode fazer o que está ao seu alcance para construir uma autoestima elevada. Confira essas 10 dicas:
1 – Liberte-se da culpa
É comum que você se sinta culpada por algo que nem deveria. Por exemplo, exagerar no chocolate. Por faltar na academia. Por passar um dia inteiro assistindo séries. Por não querer transar em dado momento.
Afaste a culpa de você. Você não é uma super heroína sempre pronta para tudo na vida. Você é uma pessoa, com limitações e desejos e pode sim tomar suas próprias decisões sem se preocupar com o julgamento alheio.
Mesmo que essa decisão seja descansar um pouco, ou comer a mais, ou até mesmo desistir de um relacionamento que não está fazendo bem para você. Não se culpe.
2 – Não se compare com outras mulheres
A sociedade hoje em dia prega muito a competitividade. Porém, isso não faz bem para sua autoestima. Se você tem inveja da vizinha porque ela tem um cargo melhor ou inveja da colega porque ela parece estar sempre bem arrumada, pare agora. Cada ser humano é diferente e é isso que faz de você uma pessoa única.
Você também tem suas qualidades e suas conquistas. Preste atenção nisso, não em outras mulheres!
3 – Confie em si mesma
Não espere que os outros concordem com sua opinião ou decisão para agir. Uma coisa é ouvir conselhos de quem você ama e ponderar, outra coisa é só tomar uma decisão ou se sentir segura se outras pessoas concordarem com você.
Você não precisa disso. Você pode errar e acertar, como todos os seres humanos. E se você errar, lide com as consequências e aprenda com o erro, só isso.
4 – Seja compreensiva com seus erros
Você cometeu um erro baseada em uma decisão? Tudo bem! Acolha sua frustação, sinta os efeitos negativos e deixe-os ir embora. Acolher sentimentos negativos também é uma forma de auto amor e autocuidado. Sentimentos negativos e experiências fracassadas fazem parte da vida. Não se autocobre demais. Errar faz parte, mas focar muita energia nesse fato faz mal para você.
5 – Não generalize suas experiências pessoais
Se um relacionamento terminou, não quer dizer que o próximo vai terminar também. Se você errou uma vez, não quer dizer que vai errar sempre. Não torne uma experiência negativa em parâmetro para todas as experiências futuras.
6 – Procure o que funciona para você
O que faz de você uma pessoa que tem autoconhecimento, autoconfiança e auto aceitação? É fazer terapia? É aprender algo novo? Fazer exercícios físicos? Coloque em sua rotina tarefas que você gosta de fazer e que elevem essas três características internamente.
7 – Seja grata
Ser grata é listar tudo de bom que temos na vida. Também serve para nos conscientizar de todas as qualidades que temos e os defeitos que estamos melhorando. Isso traz uma energia positiva para dentro de você e serve como trampolim para felicidade e autoestima elevada.
8 – Comemore suas vitórias pessoais
Você conseguiu algo que queria muito ou conquistou algo que nem esperava? Comemore! Isso faz com que você perceba todo seu potencial. Também faz você perceber que pode conquistar tudo que quiser, se planejar bem e cumprir suas metas até o objetivo final.
9 – Seja sincera consigo mesma
Abrace suas limitações e fraquezas. Entenda que você também tem seus pontos fracos e está tudo bem. Você pode trabalhar para melhora-los em seu próprio tempo, mas não precisa ser perfeita. Aliás, ninguém é perfeito.
10 – Viva o presente
Para fortalecer sua autoestima é preciso viver no agora. Sem ficar remoendo o que já passou ou preocupada com o futuro. Você não tem poder sobre o passado nem sobre o que vai acontecer. Portanto, viva o presente, sem encucar demais sobre coisas que você não tem controle. Isso vai fazer você aproveitar 100% suas experiências e você mesma.
Ainda está com dificuldades para elevar sua autoestima? Fale comigo, vamos conversar. Eu posso ajudar você.